Que o Whatsapp é uma ferramenta extremamente prática isso ninguém pode negar, mas o que fazer no caso dela falhar e te deixar na mão?
A grande verdade é que marcar as reuniões, passar alguma informação importantes e as demandas para a equipe, tirar dúvidas sobre informações das empresas clientes são coisas cotidianas hoje nas empresas. Você provavelmente já fez uma dessas atividades por aplicativos de mensagens, não é mesmo?
O uso do WhatsApp nas empresas já faz parte da rotina de empresários e colaboradores. No entanto, usar uma ferramenta gratuita para algo tão importante dentro de uma empresa, que é a comunicação geral, pode ser algo perigoso ao longo do tempo, a atividade requer atenção especial das organizações, pois a utilização única pode gerar dependência.
Então o que fazer? devo abandonar um serviço tão bom quanto o whatsapp? Lógico que não. Mas com certeza é muito prudente ter outras alternativas e não abandonar serviços de comunicação como o e-mail.
Primeiro deixa eu te falar algumas informações sobre whatsapp dentro das empresas:
– 97% dos profissionais utilizam o WhatsApp durante o horário de trabalho;
– 94% dos trabalhadores fazem parte de algum grupo de mensagens formado por colegas da empresa em que atuam;
– 46% participaram de interações na plataforma com divulgação de conteúdo sigiloso de sua companhia;
– 15% compartilharam ou viram alguém compartilhar informações confidenciais com pessoas externas via WhatsApp;
– Apenas 33% dos profissionais afirmaram que a empresa em que trabalham já deu orientação sobre o uso do aplicativo.
Essas informações foram colhidas pela 4CO, empresa do segmento de consultoria de comunicação corporativa que realizou uma pesquisa com 1.321 profissionais, em 2018. Os resultados confirmam que, apesar de adotarem a ferramenta como meio de comunicação, poucas organizações estruturam como o aplicativo pode ser usado.
Contudo alguns cuidados são importantes para você não ser pego de surpresa e ficar sem comunicação, afinal de contas, se o whatsapp sair do ar por um tempo e te deixar na mão, para quem você vai reclamar?
Ideias para de “Plano B” para esses casos:
– Tenha outras ferramentas já configuradas com sua equipe, assim você terá uma segunda opção, uma boa sugestão para isso é o Telegram, ferramenta parecida com o Whatapp que vai te atender em caso de problema.
– Nunca abandone 100% o e-mail, em toda a história essa foi é com certeza a ferramenta de comunicação mais consistente, sinceramente não sei nem se devo chamar de ferramenta, pois o sistema de email é descentralizado e a prova de furos.
-Tenha sempre o contado “completo” de todos os seus clientes, fone, e-mail, endereço etc. Assim, mesmo com a falha de qualquer meio de comunicação você terá outros.
“Não se pode desacelerar o uso de ferramentas modernas de comunicação. Elas devem ser aplicadas para facilitar a conexão rápida entre as pessoas, desde que utilizadas de maneira inteligente e sem dependências por parte das empresas”.
Att. Jobson Medeiros (Contador)